Página Inicial Opinião Vem aí a Maratona da Europa!
Vem aí a Maratona da Europa - Aveiro 2019

Vem aí a Maratona da Europa!

Maratona da Europa (Aveiro). Uma das trends dos últimos dias. Talvez a maior, se decidir filtrar esta pesquisa por “atletas de corrida” e “Portugal”. Eu também não fiquei indiferente ao tema! Depois de ouvir os vários discursos que compuseram a apresentação da Maratona da Europa, eis agora a minha antevisão a esta prova, com base nos elementos fornecidos até ao momento.

 

Finalmente uma Maratona na Primavera!

Antes de ir a pontos mais específicos do evento, importa referir que a sua simples existência já é uma benesse para os portugueses.

Sem desconsideração pelas Maratonas do Funchal (menos acessível por ser fora do continente) e do Gerês (prova com outro tipo de caraterísticas), convém lembrar que as Maratonas do Porto e Lisboa estão separadas por apenas três semanas no calendário nacional. Desconheço os motivos do porquê de ser assim, do porquê de nenhuma se decidir a mudar a data da sua realização, e não sei até que ponto isto é benéfico para os seus negócios.

Porém, sei uma coisa! Este panorama não beneficia em nada os maratonistas. Nomeadamente, aqueles que  se pudessem até faziam uma maratona no outono e na primavera (em Portugal!), mas que devido a este cenário acabam por não o fazer. Neste sentido, parece-me que os responsáveis da Maratona da Europa olharam para esta lacuna deixada no calendário com sentido de oportunidade. Enquanto atleta, isto parece-me desde logo muito importante para quem está deste lado. Finalmente vamos ter uma maratona na Primavera!

 

Um projeto muito ambicioso! Será cumprido? A longo prazo?

Em relação à apresentação propriamente dita, ficou clara a ousadia deste projeto. Os discursos prestados resultaram na criação de altas expectativas em relação ao evento. Sinceramente, não me acredito de ver tudo o que foi falado a surgir logo numa primeira edição. Pelo menos de maneira consistente. Todavia, se querem de facto tornar esta maratona numa prova de topo mundial, pelo menos algumas ideias chave para o sucesso parecem estar claras nos mentores da Maratona da Europa. Nomeadamente: presença de atletas de grande nível, percurso rápido, e, fundamentalmente, a presença de grupos e organizações a cada quilómetro com vista a apoiarem os atletas em prova.

 

Maratona de Valência – Um exemplo a seguir

A Maratona de Valência foi referida durante esta conferência enquanto modelo a seguir. Uma prova que por acaso até se realizou hoje. Como já aqui disse, o público é uma das peças chave do seu sucesso. A presença de grupos de apoio em todos os quilómetros, a par do muito público que preenche todo o cenário, foi, com certeza, uma ideia aproveitada desta prova do país vizinho.

 

As caraterísticas da cidade de Aveiro

De volta à Maratona de Aveiro e ao seu percurso, a cidade reúne realmente belas condições para apresentar um excelente percurso. Contudo, para se confirmarem as boas escolhas neste tópico, será igualmente importante identificar as zonas mais ventosas da região e lembrar que muitos quilómetros junto à ria facilita na desidratação.

Por último, a localização da prova na zona centro-norte do país também se confirma como um ponto contributivo para chamar mais atletas. Não que Portugal seja um país de grande extensão e que as viagens de um lado para o outro não sejam exequíveis nos dias de hoje. No entanto, a existência de uma maratona a meio caminho de quem vive quer no Norte, quer no Sul, é um pequeno aspeto também a favor.

 

Maratona da Europa – Um projeto com potencial

Resumindo, e pelo que é possível apurar até agora, a Maratona da Europa apresenta ideias e potencial para se tornar numa maratona bem conceituada.

A partir daqui, tudo dependerá do que venha a fazer na sua primeira edição e na concretização das ideias transpostas cá para fora pelos seus principais responsáveis. As expectativas criadas são altas. Tiremos as primeiras conclusões sérias no próximo dia 28 de abril de 2019.

 

Foto de Capa do Artigo: Facebook Maratona da Europa

 

Artigos que também deverás gostar

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Vem aí a Maratona da Europa!