Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running – Livro

Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running - Livro

“Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running” é o mais recente livro de desporto editado pela Quântica Editora, por intermédio da sua chancela Sportbook.

De nome original “Anatomía & 100 Estiramientos Esenciales para Running”, este livro de origem espanhola aborda a questão da importância dos alongamentos na prática desportiva.

Embora o título do livro dê destaque a uma das práticas mais em voga nos dias de hoje, o “running“, vários dos exercícios apresentados ajustam-se a outros desportos, como as suas legendas individuais têm o cuidado de fazer referência.

 

Conteúdos presentes no livro

“Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running” começa por abordar a questão da biomecânica da corrida, transitando quase no imediato para a técnica de corrida individual. Esta última pode e deve ser afinada consoante as caraterísticas próprias da fisionomia de cada atleta, sem para isso modificar os conceitos fundamentais desta temática, elaborados pelos especialistas que ao longo dos tempos a estudaram e aperfeiçoaram. Ao contrário do que a sinopse na contra-capa do livro sugere, este assunto não é muito aprofundado.

Na verdade, e como o título sugere, os alongamentos são o grande foco desta obra. E, ao contrário do que possamos pensar, os alongamentos não formam um grupo exclusivo. Como desde logo nos é chamado à atenção, existem dois tipos principais. Os alongamentos dinâmicos, que devem ser executados antes de atividade física intensa, e os alongamentos estáticos, que encaixam no momento pós-corrida.

No caso dos alongamentos estáticos, os quais ainda podemos subdividir em várias secções do corpo (tronco, anca, extremidades inferior e superior), estão também incluídos os respiratórios, que provavelmente passam despercebidos a muitos de nós.

 

O vocabulário utilizado no livro

O corpo humano está repleto de músculos com nomes complicados e, ao mesmo tempo, engraçados. Além disso, no seio da sua anatomia podemos encontrar vocábulos com nomes difíceis de fixar.

Na introdução de cada uma das secções deste livro surgem explicações detalhadas sobre o funcionamento das várias partes do nosso corpo durante a prática desportiva. Nesses momentos a concentração na leitura tem de ser máxima, dada a dificuldade dos termos. No entanto, percebe-se que era difícil fazer melhor para o leitor comum, tendo em conta o vocabulário técnico desta área.

 

Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running - Livro

 

Apesar destas dificuldades introdutórias, quando o leitor chega às páginas que verdadeiramente interessam, ou seja, aos alongamentos propriamente ditos, tudo se torna mais compreensível. Aliás, aqui é de destacar o layout desenvolvido para a apresentação dos exercícios, cuja estrutura está muito, muito interessante. A informação está bem distribuída por toda a página com referências: ao tempo de execução do exercício; à posição do corpo antes e durante o exercício; às precauções a ter; aos músculos que são trabalhados no exercício; a que tipo de desportistas o exercício é recomendado; enfim, uma panóplia de referências que se faz acompanhar pelo conteúdo visual necessário. Fazer melhor num plano estático era difícil.

 

Sequências de alongamentos pré-construídas

Já na parte final do livro, o leitor é presenteado com esquemas pré-concebidos de alongamentos para antes e depois da atividade física. No caso dos alongamentos estáticos, que são de grande número, achei interessante os autores terem disponibilizado dois esquemas. Um mais alongado e completo, e um outro mais reduzido para os dias em que o tempo escasseia.

 

Apreciação final

“Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running” é um livro de leitura rápida. Não apenas por estar repleto de exercícios, mas também porque o seu conteúdo técnico “recomenda” ao atleta que o consulte com frequência para a realização dos exercícios mencionados, em vez de o ler uma única vez e arrumar na estante.

Numa altura em que a presença dos alongamentos no cardápio de qualquer atleta é colocada em causa por alguns artigos que circulam pela web, creio que as explicações presentes neste livro são capazes de convencer os mais confusos nesta discussão sobre a importância destes exercícios.

Pessoalmente, fiquei mais esclarecido sobre esta componente da minha prática desportiva, e vejo neste livro uma ferramenta para aperfeiçoar o trabalho que vinha a desenvolver até à data. Por isso mesmo, concordo que esta obra, na ausência de outras similares, possa ser imprescindível na biblioteca de qualquer corredor, como a sinopse na contra-capa do livro a define.

Ainda sobre a controvérsia em torno dos alongamentos, quem sabe essa dúvida não tenha sido levantada e alimentada após uma má interpretação de algum artigo (científico ou não) que saliente precisamente o que este livro diz. Isto é, que os alongamentos, consoante o grupo a que pertencem (estáticos ou dinâmicos), devem ser executados na altura certa, quer para se tornarem eficazes, quer para não originarem lesões.

Um assunto que, quem sabe, venha a ser novamente abordado neste espaço no futuro.

 

nv-author-image

Renato Sousa

Ligado ao desporto desde pequeno, deixei definitivamente o futebol em 2016 para me dedicar afincadamente ao atletismo. Desde aí que muita coisa mudou na minha vida, a qual não imagino sem o desporto. O Vida de Maratonista nasce então da minha paixão pelo atletismo, com contribuição especial da minha Licenciatura em Engenharia Informática, que me permitiu criar a solo este espaço de aventura e opinião, e torná-lo agradável a quem o visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.