Garmin Connect finalmente aderiu ao sistema de insígnias

sistema de insígnias do Garmin Connect

Strava, Nike, Garmin, Polar, TomTom, Runkeeper, Runtastic. Hoje em dia, tantas são as aplicações disponíveis para registarmos as nossas corridas (entre outros desportos) que até lhes perco a conta.

Não há como negar. A atividade física está realmente em vouga. Uma moda fortemente representada pela corrida. Contudo, por vezes o “hype” e o entusiasmo de principiante desaparece rapidamente.

Tendo isto em conta, as aplicações começaram a desenvolver estratégias para manter os corredores motivados. De uma outra perspetiva, meios para as pessoas continuarem a utilizar as suas apps e os seus equipamentos.

Uma das soluções encontradas e disponibilizadas por muitas das apps foi o chamado “sistema de troféus”. Conhecido em alguns casos como “sistema de insígnias”, esta funcionalidade chegou muito recentemente aos utilizadores do Garmin Connect. Finalmente!

 

Sistema de insígnias do Garmin Connect – O que é?

Basicamente, trata-se de uma funcionalidade que permite ao corredor ganhar troféus (para exibir no seu perfil), à medida que vai cumprindo objetivos pré-definidos pela plataforma. “Missões” que, em algumas plataformas, podem ser desconhecidas, sendo apenas reveladas ao atleta no momento em que este desbloqueia o dito troféu.

No caso do Garmin Connect, é possível verificar as insígnias disponíveis para conquista. Todavia, não quer isto dizer que algumas delas não permaneçam escondidas.

 

sistema de insígnias do Garmin Connect

 

Os ditos troféus não se limitam apenas ao correr mais rápido, ou mais quilómetros. Existem troféus dos mais variados tipos. Eis alguns exemplos: correr vários dias seguidos; em dias especiais (Natal, Ano Novo e noutras datas); nos vários momentos do dia (manhã, tarde, noite); determinadas distâncias.

Por fim, de realçar que o acumular de troféus permite ao atleta “subir de nível”. Ou seja, quanto mais troféus conquistados, mais alto vai ser o nível da conta.

 

sistema de insígnias do Garmin Connect

 

A quem se destina o sistema de insígnias?

Os troféus simbolizam o orgulho próprio e a rivalidade saudável com os amigos. A certa altura, grande parte da motivação necessária para manter o corredor em atividade advém destes termos. Por outras palavras, do desenvolvimento social criado desde a entrada no mundo da corrida.

Com base nisto, e na importância da fase pós-entusiasmo de principiante, acredito que o sistema de troféus seja mais orientado para o chamado “runner”.

Até porque, a meu ver, o dito atleta de elite tem a responsabilidade e o dever de treinar para atingir os seus objetivos. Por outras palavras, a sua motivação nunca poderá depender de funcionalidades como esta. Muito menos os objetivos dos treinos que executa diariamente.

De facto, a implementação tardia desta funcionalidade por parte da Garmin poderá ser resultado de uma linha de pensamento semelhante. Num passado recente, os seus maiores consumidores seriam atletas de elite. Agora, com toda esta aderência ao exercício físico, os “runners” terão certamente outro tipo de impacto nas vendas desta marca.

 

A minha experiência com o sistema de troféus

O meu primeiro relógio foi um Nike+ SportWatch GPS. Um equipamento cujo GPS era fornecido pela TomTom. Nessa altura, a plataforma da Nike já tinha implementado um sistema de troféus. Ou seja, ingressei no mundo das corridas envolto por esta funcionalidade.

Mais tarde, tive problemas com o relógio e, na mudança, escolhi Garmin. Uma marca que sempre encarei nesta área como mais “profissional”, da qual também me deram bom feedback. Com esta ideia formada, não estranhei a ausência de um sistema de insígnias.

Surpreendentemente, tudo mudou, há cerca de um mês atrás. Em mais um acesso ao site do Garmin Connect, deparei-me com a inclusão do sistema de insígnias. Não só fiquei contente, como positivamente agradado.

 

 

A importância do sistema de insígnias

Como já aqui disse, a competitividade é o que mais me move no mundo do Atletismo, pelo que primeiro estão os objetivos dos treinos. Ora não sendo atleta de elite, também não faço os meus treinos a pensar em ganhar troféus.

No entanto, não podia escapar totalmente a esta “segunda linha” competitiva. Conclusão? Olho para o sistema de insígnias como uma componente social bastante interessante do universo desportivo. Um complemento aos meus treinos que me permite rivalizar com os meus amigos da plataforma.

Feliz por toda esta situação, vou estar atento à sua evolução. As imagens partilhadas em cima são referentes a algumas das insígnias mais interessantes que conquistei até ao momento.

Depois disso, deixo também o meu nome de utilizador na plataforma Garmin Connect, caso alguém queira competir: RenatoSousa6

 

Fica o desafio. Boas Corridas 🙂

 

nv-author-image

Renato Sousa

Ligado ao desporto desde pequeno, deixei definitivamente o futebol em 2016 para me dedicar afincadamente ao atletismo. Desde aí que muita coisa mudou na minha vida, a qual não imagino sem o desporto. O Vida de Maratonista nasce então da minha paixão pelo atletismo, com contribuição especial da minha Licenciatura em Engenharia Informática, que me permitiu criar a solo este espaço de aventura e opinião, e torná-lo agradável a quem o visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.